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Saúde & Beleza

12 dicas para fazer dieta sem gastar muito

Portal Hortolândia

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A maioria das pessoas tem a visão de que para se fazer uma dieta ou ter uma alimentação equilibrada é necessário gastar muito dinheiro, alegando que os produtos light ou diet são muito caros.

Na verdade, optar por esses produtos não precisa ser necessariamente uma escolha cara. Basta dedicação, ser criativo e ter paciência para elaborar receitas saudáveis.

Confira as dicas!

  1. – Após passar por um nutricionista, elabore um cardápio semanal, aproveitando primeiro os alimentos saudáveis que temos em casa e fazendo uma listinha com apenas aqueles itens que estão faltando.
  2. – Ao comprar frutas, legumes e folhas, compre em menor quantidade aqueles que estragam rapidamente. A compra deve ser semanal;
  3. – Alguns mercados fazem promoção de verduras em um dia da semana determinado. Procure ficar por dentro desses dias;
  4. – Na feira, frutas, verduras e legumes costumam ser mais baratos, principalmente uma hora antes do fim, quando os preços abaixam em até 75%. Só tenha o cuidado de examinar tudo antes de pagar, pois podem estar passados ou batidos. Aproveite para verificar o preço do peixe, que algumas vezes também está mais barato que nos mercados;
  5. – Sempre dê preferência às verduras e frutas da estação; são mais baratas, mais frescas e com menos desperdícios;
  6. – Caso tenha local apropriado, faça uma horta em casa ou aprenda técnicas para cultivar verduras em vasos;
  7. – Balanceie seu cardápio com carnes, frango, ovos, de acordo com o que estiver mais barato, procurando equilibrar com uma proteína mais barata num dia e uma mais cara no outro. Tente optar por peças em vez de alimentos preparados;
  8. – Aprenda receitas de pães integrais, acrescidos de sementes como linhaça, aveia e outras fibras. Fica mais barato e são muito mais saudáveis que o pão francês.
  9. – Ao escolher os produtos, procure aqueles que ofereçam o melhor custo-benefício, verificando a tabela nutricional, quantidade e custo. Algumas vezes um produto denominado light pode ter mais calorias e gorduras que um produto comum;
  10. – Hoje encontramos nos mercados produtos com marcas próprias que nos oferecem os mesmos nutrientes e benefícios por um preço reduzido;
  11. – Ao preparar, nunca faça uma quantidade exagerada, achando que irá faltar. Isso fará com que você corra o risco de comer mais do que o necessário. Calcule a quantidade de pessoas que estão na casa e a porção prescrita pelo nutricionista, fazendo apenas o suficiente;
  12. – Deixe sempre os alimentos nas panelas no fogão e nunca em travessas na mesa. A tendência à tentação de ficar beliscando será muito maior. Prepare seu prato com as quantidades necessárias e vá para a mesa, mastigando calmamente os alimentos.

Tenha uma alimentação saudável e equilibrada gastando pouco! Peça ajuda e dicas ao seu nutricionista.

Fonte: Pagina Popular



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Saúde & Beleza

Esclarecimento sobre a ineficiência do chamado “kit Covid”

Portal Hortolândia

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O secretário de Saúde de Campinas, Lair Zambon, afirmou nesta quarta-feira, 24 de março, durante transmissão ao vivo na internet, que o “kit Covid” não funciona e que a rede de saúde da Prefeitura não indica o uso em nenhuma hipótese.

“Essa polêmica do ‘kit’ só existe no Brasil. Essa conversa não existe no mundo. Mais de 80 entidades médicas já vetaram o uso do ‘kit Covid’. O próprio fabricante de um dos componentes é claro ao dizer que o medicamento não funciona para a doença”, disse.

Ele ressaltou os efeitos colaterais do uso do kit, que levam a quadros de insuficiência hepáticas. “Foram feitos diversos estudos e, claramente, isso não funciona. O problema são os efeitos colaterais. Não temos tratamento precoce. A ciência diz isso”, acrescentou.

“Muitas vezes as pessoas defendem o tratamento precoce. A gente entende que existe uma ansiedade monstruosa, pois todo mundo quer ter um tratamento para resolver a situação, mas a gente tem que seguir o trabalho científico”, disse o prefeito Dário Saadi.

fonte: Pref Campinas



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Dieta rica em fibras pode ter papel no controle da inflamação associada à Covid-19

Portal Hortolândia

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Estudo conduzido na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) demonstra que compostos produzidos pela microbiota intestinal a partir da quebra de fibras alimentares não interferem na entrada ou replicação do vírus SARS-CoV-2 no intestino. Mas, embora o tratamento de células in vitro com essas moléculas não tenha apresentado relevância para a infecção local do tecido, ele reduziu a expressão de um gene importante para a entrada viral nas células e de um receptor de citocina que favorece a inflamação. Os dados foram publicados na revista Gut Microbes.

Sintomas gastrointestinais como diarreia, vômito e dor abdominal podem acometer até 50% dos pacientes de COVID-19 e 17,6% dos casos graves. Essas alterações estão em parte associadas à entrada do vírus nas células intestinais e a alterações de suas funções normais.

Além disso, estudos recentes indicam que indivíduos acometidos pela doença apresentam modificações importantes da microbiota intestinal, incluindo diminuição de bactérias que produzem ácidos graxos de cadeia curta – moléculas que regulam as células intestinais e de defesa do organismo.

Por conta disso, os pesquisadores testaram se esse tipo de ácido graxo teria efeito direto na infecção de células intestinais pelo SARS-CoV-2. Outros trabalhos já indicavam que a alteração na microbiota intestinal e em seus produtos poderia modificar a resposta imune durante o quadro infeccioso.

Proteção contra inflamação

Os pesquisadores coletaram amostras de tecido do cólon de 11 pacientes sem COVID-19. Os testes foram realizados também em células epiteliais intestinais, que formam a parte mais superficial do intestino e ficam em contato próximo com a microbiota intestinal. Tanto as amostras de tecido quanto as células foram infectadas com o SARS-CoV-2 no Laboratório de Estudos de Vírus Emergentes (Leve), que tem nível 3 de biossegurança (NB3) e é coordenado por José Luiz Proença Módena, professor do IB-Unicamp e coautor do artigo.

Os tecidos e as células foram tratados com uma mistura de acetato, propionato e butirato, compostos obtidos no intestino por meio da metabolização, pela microbiota intestinal, dos ácidos graxos de cadeia curta presentes nas fibras alimentares. O tratamento não alterou a carga viral das biópsias intestinais nem das células. Não houve, tampouco, mudanças na permeabilidade e integridade das paredes celulares.

Confira o artigo na integra, clique aqui



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MASSAGENS LIBERAM HORMÔNIOS DO BEM-ESTAR, FELICIDADE E PRAZER

Portal Hortolândia

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Endorfina, ocitocina, dopamina e serotonina são hormônios responsáveis pelas sensações de relaxamento e bem-estar que afloram durante uma sessão de massagem e auxiliam nos casos de estresse, depressão e desânimo

As pessoas estão descobrindo os efeitos positivos das massagens para o corpo e a mente. As técnicas podem ser aplicadas usando óleos essenciais e velas aromáticas, cremes estimulantes e esfoliantes, entre uma série de produtos.

A massagem traz diversos benefícios, como o relaxamento muscular, que acaba auxiliando na eliminação de toxinas para o sistema imunológico trabalhar de forma mais eficiente. Além disso, promove a liberação de diversos hormônios, como endorfina, ocitocina, dopamina e serotonina, responsáveis por sensações de relaxamento e bem-estar. Essas substâncias auxiliam contra o estresse, a depressão e o desânimo.

A serotonina, por exemplo, é conhecida como o hormônio da felicidade e prazer e age para suprimir a irritabilidade e os desejos por sexo e comida. Pessoas com baixo teor de serotonina frequentemente têm problemas para dormir e tendem a sofrer de depressão e problemas obsessivo-compulsivos, sem mencionar o menor desejo sexual e irritabilidade total.

A oxitocina, por sua vez, diminui os níveis de cortisol (neurohormônio relacionado ao estresse), estimulando o sono. A massagem pode elevar a disponibilidade de hormônios de crescimento, que aumentam a divisão celular e está envolvida na restauração, regeneração e recuperação de tecidos.

As pessoas no Brasil têm procurado cada vez mais massagistas e clínicas de massagens para procederem a uma terapia relaxante. Portais como o site Guia de Massagem, facilitam essa busca oferecendo dicas e filtrando por regiões do país e especialidades, a localização de serviços como massagistas em São Paulo, por exemplo. O mercado tem diversos tipos:

Sueca. Usa movimentos suaves, longos e circulares profundos, vibração e batidas, que ajudam a relaxar e energizar o corpo do praticante.

Profunda. Utiliza movimentos mais lentos e fortes para atingir as camadas mais profundas do músculo e do tecido conjuntivo, geralmente para ajudar a curar danos musculares causados ​​por lesões.

Ponto gatilho. Concentra-se em áreas de fibras musculares rígidas, que podem se formar nos músculos após lesões ou uso por excessivo.

Bambuterapia: Usa bambus de diferentes tamanhos. Também apresenta benefícios estéticos, porque reduz medidas por meio estimular uma espécie de drenagem linfática. 

Velas quentes: É realizada com a aplicação de cera derretida, entre 38°C e 39°C, diretamente sobre a pele. A técnica relaxa e ajuda a reduzir o estresse.

Pedras quentes: O calor das pedras percorre a musculatura, esquentando e causando uma sensação de relaxamento, aliviando as tensões e os sintomas da hiperatividade. 

Reflexologia: Utiliza pequenas pressões nas zonas das mãos ou dos pés, para estimular ou desbloquear energias dos órgãos internos.

Tântrica: Técnica milenar, ela foidesenvolvida para redistribuir as energias sexuais do corpo, expandindo a sensibilidade e proporcionando vivências mais intensas.

O massagista promove manobras sutis com os dedos, estimulando os canais sensoriais de todo o corpo. O objetivo é despertar a bioeletricidade e a sensorialidade e distribuir a energia equanimemente.

A massagem tântrica é uma forma das pessoas se autoconhecerem, ter uma vida sexual mais saudável.



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