Saúde & Beleza

8 mitos e verdades sobre a gravidez que você deve conhecer

A gravidez, assim como vários outros aspectos relacionados à saúde, costuma ser rodeada de mitos. Muitos deles trazem inseguranças, mas outros chegam a ser engraçados, remetendo às crenças populares. A seguir, listamos alguns mitos e verdades que chamam a atenção. Acompanhe!

Quantos mitos e verdades sobre a gravidez você conhece? As crenças populares relacionadas ao assunto são as mais variadas. Por exemplo: quem nunca ouviu que o formato da barriga indica um menino ou uma menina? Ou que os enjoos intensos no primeiro mês são sinal da gestação de uma menina?

Anuncio


Mas nem todos os aspectos mais falados são mitos. A mulher grávida, por exemplo, sente sim mais calor. O tabagismo também não é nada recomendado, como várias pessoas alertam A seguir, listamos vários mitos e verdades sobre o período da gestação. Acompanhe!

Verdades sobre a gravidez

1. O primeiro trimestre é o mais delicado

Nos primeiros três meses de gestação, os riscos para mãe e bebê são maiores. Há, por exemplo, maior risco de doenças ligadas a alterações genéticas e abortos espontâneos.

2. A mulher grávida sente mais calor

Durante a gravidez, a mulher convive com um metabolismo mais acelerado. Como resultado, a temperatura do seu corpo aumenta cerca de 5 °C. Por isso, é comum que as gestantes sintam mais calor do que as outras pessoas

3. Grávidas não podem fumar

O tabagismo é algo prejudicial para qualquer indivíduo, em qualquer época da vida. A grávida que fuma sofre maior risco de sofrer parto prematuro e de gerar bebês de baixo peso. No Reino Unido, 86% dos bebês que sofrem mortes súbitas são de filhos de mães fumantes.

4. Estar grávida facilita o orgasmo

No período de gravidez, a lubrificação da vagina aumenta, assim como o volume de sangue no organismo. Esses fatores facilitam a excitação e o alcance do clímax sexual.

Mitos sobre a gravidez

5. Grávidas não devem consumir adoçante

Apesar do que muita gente acredita, o adoçante não pode causar danos ao feto. Para que isso ocorresse, a mulher precisaria tomar, pelo menos, o equivalente a dez latas de refrigerante diet por dia. A marca é bem difícil de ser alcançada, especialmente em uma dieta mais balanceada durante a gestação.

6. Grávida não pode pintar o cabelo

Após o terceiro mês de gestação, o uso de tonalizantes ou tintura, com ou sem amônia, é liberado à mulher. Só é indicado manter o uso dos produtos em intervalos espaçados, mas como um meio de garantir a saúde da própria paciente. Afinal, os produtos podem provocar irritações na pele e couro cabeludo.

7. Grávidas precisam comer por dois

Estar grávida não significa comer por dois. Na verdade, a dieta precisa ser mais balanceada e com menos intervalos, apenas para que mãe e bebê mantenham os nutrientes corretos. Mas tudo em quantidades ideais, e não o dobro do que a mulher costumava consumir. Neste caso, é fundamental contar com o auxílio de um nutricionista. Se você tiver um dos melhores planos de saúde do Brasil pode escolher o profissional. Caso não possua, procure um posto de saúde e peça o acompanhamento durante o pré-natal.

8. Sexo induz o trabalho de parto

Fazer sexo não induz o trabalho de parto. A ciência nunca provou essa possibilidade e, por isso, não é indicado buscar esse meio apenas para diminuir o desconforto das últimas semanas de gestação.

Que outros mitos e verdades sobre a gravidez você conhece?

Por Jeniffer Elaina, da Smartia Seguros

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo