Connect with us

Saúde & Beleza

Alerta sobre a incidência de casos de Trombose no Brasil

Trombose

O Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose, celebrado em 16 de setembro, instituído pela Lei nº 12.629/2.012, tem o propósito de conscientizar a população a respeito dos riscos do Tromboembolismo Venoso. 

A condição possui altíssima prevalência, pois acomete de uma a duas pessoas a cada mil habitantes por ano no mundo, mas ainda é muito pouco conhecida, diagnosticada e notificada no país.  De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Regional São Paulo – SBACV-SP, Dr. Fabio H. Rossi, a condição se caracteriza pela formação de um coágulo – geralmente nas pernas ou na pelve – que interrompe o fluxo do sangue. É a terceira causa de morte cardiovascular, ficando atrás apenas do Infarto Agudo do Miocárdio e do Acidente Vascular Cerebral, além disso, é a principal causa evitável de morte intra-hospitalar. Faltam dados epidemiológicos confiáveis no Brasil, e a doença pode estar sendo subnotificada.

Anuncio

O Tromboembolismo Venoso ocorre com a falta de movimentação dos membros inferiores por períodos prolongados, o que é comum em ambientes de trabalho, durante longas viagens, nos sedentários, em internados, no pós-operatório e pós-parto.  Os riscos são ainda maiores nos tabagistas, nas usuárias de anticoncepcionais e com o avançar da idade. Quando o trombo formado nas pernas se desprende e se desloca até o pulmão, ocorre a Embolia Pulmonar, que dificulta a oxigenação e sobrecarrega o coração. “Quando a embolia é volumosa, o coração tem dificuldade de bombear o sangue, pode se dilatar, sofrer um processo de arritmia, causar infarto agudo e até parada cardiorrespiratória. Mesmo nos casos menos perigosos, as sequelas crônicas, como a síndrome pós-trombótica e a hipertensão pulmonar, podem trazer graves sequelas”, explica Dr. Fabio.

Estudos recentes verificaram que nos infectados pela Covid-19 internados em enfermaria, 7% desenvolveram tromboembolismo venoso, e acometeu 31% dos internados em UTI.  (J Vasc Surg Lymphatic Venous did 2022 9(21): 289-298). Houve uma verdadeira avalanche de casos durante a pandemia, o que serviu para alertar os profissionais da saúde e a população, de uma forma geral, sobre a alta prevalência e a sua gravidade. Mas mesmo fora do período pandêmico o cenário é gravíssimo. Nos EUA e na Europa a patologia faz mais vítimas do que o câncer de mama, de próstata e acidentes de carro, em conjunto (BMJ Qual Saf 2013; 22: 809-815).

Advertisement

A sua predominância e o número de internações variam consideravelmente entre as nações, e uma série de fatores podem influenciar nos resultados, como as características genéticas, a adesão aos protocolos de profilaxia e prevenção, sobretudo nos pacientes internados, a forma como é feito o diagnóstico e, sobretudo, a capacidade de notificação. Nos EUA, segundo dados oficiais, existem em média 547.000 hospitalizações anuais em indivíduos com mais de 18 anos. O número de casos é maior se considerarmos que muitos são oligossintomáticos, ou seja, apresentam sintomas leves (Site).

No Brasil, segundo dados do Data-SUS, as internações vêm aumentando, totalizando 6.527 em 2021, mas esses números são baixíssimos, mesmo se levarmos em consideração diferenças populacionais, e que sete em cada dez brasileiros dependem do SUS.

Esses números são alarmantes, uma vez que a carência de diagnóstico resulta na falta de tratamento, feito com o uso de anticoagulantes e evita a progressão e a embolização do coágulo para o pulmão.  Não realizar o diagnóstico gera o risco de óbito, altas taxas de recidiva e necessidade de novas internações, aumento de custos e, sobretudo, impossibilidade de gerenciamento de recursos.  Estudos indicam que em casos de morte por causa indeterminada, em 11% das necropsias realizadas, a embolia pulmonar é considerada a causa principal (Sweet PH 3rd, Armstrong T, Chen J, Masliah E, Witucki P. Fatal pulmonary embolism update: 10 years of autopsy experience at academic medical center. JRSM Short Rep. 2013 Jul 30;4(9):2042533313489824. doi: 10.1177/2042533313489824. PMID: 24040503; PMCID: PMC3767072.) “Apesar do aumento de internações reportadas, as taxas de internação por tromboembolismo são ainda baixíssimas se compararmos com outros países civilizados”, alerta Dr. Fabio.

O principal problema em relação à busca de dados no Data-SUS é que ela é possível apenas com a inserção do CID principal. Dessa forma, muitos casos de tromboembolismo que ocorrem durante a internação, período em que o risco de ocorrência é o maior, acabam não sendo encontrados, e isso pode ser responsável pela baixa incidência de casos notificados no Brasil. “A SBACV-SP está atenta a esse grave problema de saúde pública e vem trabalhando em um projeto para tornar lei a notificação compulsória dos casos de tromboembolismo venoso. Além disso, estamos fazendo uma série de eventos científicos e sociais para alertar a população e os profissionais de saúde sobre a necessidade da prevenção, diagnóstico e tratamento da doença”, comenta o Dr. Fabio H. Rossi.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Saúde & Beleza

ADP aponta três dicas para empresas combaterem burnout

stress

Um ambiente cada vez mais intenso e volátil, associado a fatores como excesso de trabalho, ambiente organizacional desfavorável, problemas de relacionamento com líderes e/ou colegas, entre outros tem mostrado um número crescente de trabalhadores reportando estresse prolongado, sentimento de exaustão, baixo nível de energia e menor eficiência no trabalho ao redor do mundo. No entanto, é importante lembrar que quando pautamos sobre Burnout, estamos ressaltando esses sintomas manifestados de forma crônica.    

Além dos impactos na saúde mental e física do trabalhador, o Burnout implica no aumento no absenteísmo, na sinistralidade do seguro saúde, na redução da produtividade, entre outros fatores que trazem custos adicionais às organizações, sejam de forma direta ou indireta.

Anuncio

Tal cenário tem demandado das empresas medidas concretas para reduzir o risco de esgotamento entre a força de trabalho e criar um ambiente saudável. Mariane Guerra, vice-presidente de Recursos Humanos da ADP (líder global em soluções de gerenciamento de folha de pagamento e gestão de capital humano) para a América Latina, aponta três dicas para a prevenção do esgotamento mental e físico dos colaboradores:

  • Incentivar o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal: uma das principais causas do estresse prolongado é a falta de equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. Assim, é crítico que empregadores incentivem as pessoas a realizarem pausas regulares, utilizarem o período de férias e concluírem seu trabalho dentro do horário estabelecido. Mais que tudo, é fundamental respeitar o direito do trabalhador de se desconectar de mensagens, e-mails e chats depois do horário de trabalho. Um dado preocupante observado no estudo People at Work do Instituto de Pesquisa da ADP em 2023 é que apenas 18% dos trabalhadores dizem que seus empregadores respeitam seu direito a se desconectar. 
  • Fornecer suporte para o bem-estar mental e emocional: o bem-estar mental e o emocional são tão importantes quanto o físico. É importantíssimo disponibilizar recursos e apoio para todos os trabalhadores e trabalhadoras de maneira geral, e não somente para aqueles que estão lidando com algum pico de estresse, ansiedade ou outros tipos de desordens mentais ou emocionais. A prevenção é fundamental para garantir uma força de trabalho saudável de forma sustentável. Além dos benefícios tradicionais, como por exemplo o Seguro Saúde, um grande aliado no combate ao Burnout é o programa de assistência ao trabalhador (EAP), que oferece não só assistência psicológica, mas também assistência jurídica, serviços de aconselhamento financeiro, entre outros. Isso porque, com muita frequência, distúrbios mentais são multifatoriais. Com isso, é fundamental oferecer suporte nas diversas áreas que podem afetar a vida das pessoas.
  • Criar uma cultura de trabalho inclusiva: uma cultura de trabalho que ofereça segurança psicológica e permita que as pessoas sejam elas próprias, pode contribuir significativamente para promover o bem-estar nas organizações. Para isso, é importante fomentar um ambiente de confiança, respeito e inclusão. Segundo a pesquisa “Global Workforce View” de 2022 da ADP Research Institute, as pessoas que amam seu trabalho e sentem-se ótimos em fazê-lo são 2,4 vezes mais propensas a apresentar baixos níveis de estresse.

Sobre a ADP (Nasdaq-ADP)A companhia oferece produtos de ponta, serviços de alta qualidade e experiências excepcionais para que as pessoas alcancem o máximo potencial no trabalho. Os serviços e produtos da empresa para RH, talento, benefícios, folha de pagamento e compliance são baseados em dados, mas desenhados para pessoas.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Saúde & Beleza

Conheça a febre oropouche: doença viral com aumento significativo de casos no Brasil

febre oropouche

Você conhece a febre oropouche? Pois saiba que há um aumento expressivo de casos desta doença viral no Brasil. Ela é transmitida, principalmente, pela picada de um mosquito conhecido como maruim ou mosquito-pólvora (Culicoides paraensis é seu nome científico).

Os dados revelam, segundo o Ministério da Saúde, que em 2023 foram 832 casos, contra 3.354 registros nas quinze primeiras semanas de 2024.

Números da febre oropouche

Anuncio

O número de casos da febre oropouche pode ser visto abaixo:

  • Amazonas (2.538 casos),
  • Rondônia (574 casos),
  • Acre (108 casos),
  • Bahia (31 casos),
  • Pará (29 casos),
  • Roraima (18 casos),
  • Mato Grosso (11),
  • São Paulo (7) e,
  • Rio de Janeiro (6).

Uma das razões apontadas pelo Ministério da Saúde para esse aumento é a descentralização do diagnóstico laboratorial para detecção do vírus nos estados da região amazônica, onde a febre oropouche é considerada endêmica.

No entanto, a situação é mais complexa, uma vez que muitas regiões do Brasil não têm disponibilidade de exames, sugerindo que o número real de casos pode ser ainda maior do que os registros oficiais.

Advertisement

O que é a a doença?

Detectado no Brasil na década de 1960 a partir de amostras de sangue de um bicho-preguiça capturado durante a construção da rodovia Belém-Brasília. A partir disso, ela tem se tornado um preocupante vilão da saúde pública, exigindo medidas de controle e prevenção, como o combate ao vetor transmissor e a conscientização da população sobre os sintomas e medidas de proteção.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Saúde & Beleza

10 dicas para proteger crianças contra infecções + dica bônus

dicas para proteger crianças contra infecções

Aqui, mostraremos 10 dicas para proteger crianças contra infecções. Isso tem se tornado uma preocupação constante para pais e cuidadores, especialmente durante os períodos de maior incidência de doenças respiratórias, como gripes e resfriados. Contudo, tome os cuidados listados abaixo e, se verificar sintomas mais constantes, procure ajuda médica.

10 dicas para proteger crianças contra infecções

Vacinação:

A vacinação é fundamental para crianças, jovens e adultos, independentemente do que muitos digam por aí. Certifique-se de que as crianças recebam todas as vacinas recomendadas, incluindo as vacinas contra gripe e outras doenças respiratórias, de acordo com o calendário de vacinação.

Higiene das mãos:

Anuncio

Ensine as crianças a lavar as mãos regularmente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, especialmente antes de comer, depois de usar o banheiro e ao chegar em casa.

Cobrir a boca e o nariz:

Instrua as crianças a cobrir a boca e o nariz com um lenço de papel ao tossir ou espirrar e a jogar o lenço no lixo imediatamente após o uso. Se não houver lenço disponível, ensine-as a tossir ou espirrar no cotovelo, em vez das mãos.

Advertisement

Evitar contato próximo com pessoas doentes:

Oriente as crianças a evitar o contato próximo com pessoas que estão doentes, incluindo evitar compartilhar objetos pessoais, como talheres e copos.

Limpeza e desinfecção:

Mantenha superfícies e objetos frequentemente tocados limpos e desinfetados regularmente, especialmente em áreas de uso compartilhado, como banheiros e cozinhas.

Evitar multidões:

Evite levar as crianças a locais lotados ou eventos onde haja muitas pessoas, especialmente durante surtos de doenças respiratórias. Tudo isso para que o sistema imunológico mantenha-se equilibrado.

Promover um estilo de vida saudável:

Incentive as crianças a manterem um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta equilibrada, exercícios regulares, sono adequado e redução do estresse.

Advertisement

Mantenha as crianças em casa quando estiverem doentes:

Se uma criança estiver doente, é importante mantê-la em casa para evitar a propagação da doença para outras pessoas.

Ventilação adequada:

Mantenha os ambientes internos bem ventilados, abrindo janelas e portas sempre que possível para permitir a circulação de ar fresco. Essa ‘troca de ar’ ao longo do dia, é fundamental não só para crianças, mas também para adultos.

Consulta médica:

Em caso de sintomas de infecções respiratórias, como febre, tosse, coriza ou dificuldade para respirar, consulte um médico imediatamente para avaliação e tratamento adequados.

Dica Bônus:

Oferecer exclusivamente leite materno nos primeiros 6 meses de vida e complementá-lo com alimentos saudáveis até os 2 anos é altamente recomendado, pois o leite materno contém anticorpos fornecidos pela mãe. Esses anticorpos ajudam a aumentar a proteção contra infecções comuns no outono/inverno e outras doenças.

Advertisement

    COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
    Compartilhar no Facebook

    Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
    Continue Reading

    Noticias

    ações para combate de queimadas ações para combate de queimadas
    Nossa Cidade44 minutos ago

    Hortolândia registras diversos focos de queimada neste sábado

    Hortolândia enfrentou uma intensa nuvem de fumaça na noite de sábado (27), impactando significativamente a qualidade do ar. Moradores relataram...

    inauguração assembléia de Deus Hortolândia - 2 inauguração assembléia de Deus Hortolândia - 2
    Nossa Cidade1 hora ago

    Maior Templo da Assembléia de Deus em Hortolândia realiza evento de pré-inaugurarão

    A Igreja Assembléia de Deus, Ministério Belém, marcou um momento significativo em Hortolândia com a pré-inaugurarão de seu novo templo...

    shopping-parkcity-sumare shopping-parkcity-sumare
    Nossa Região1 dia ago

    Shopping ParkCity Sumaré celebra o Dia das Mães com a promoção “Cuidar de Si é Cultivar o Amor”

    Somando R$ 250,00 em compras, o cliente ganha um lindo presente Natura para valorizar a importância das mães como mulheres...

    lula embraer lula embraer
    Brasil1 dia ago

    Investimentos da Embraer Impulsionam Aviação Brasileira

    Durante sua visita ao hangar da Embraer em São José dos Campos, nesta sexta-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula...

    Mega-Sena Mega-Sena
    Brasil1 dia ago

    Sorteio da Mega-Sena 2718 acontece hoje com prêmio de R$ 3 milhões

    Após uma aposta de Campinas ganhar sozinha o prêmio de R$ 5 milhões, a Mega-Sena sorteará, na noite deste sábado...

    Cantor do Grupo Molejo Cantor do Grupo Molejo
    Brasil2 dias ago

    Cantor do Grupo Molejo morre após luta contra o câncer

    Anderson Leonardo, cantor do grupo Molejo, faleceu hoje (26), aos 51 anos de idade. Ele lutava contra um câncer na...

    cosvesi cosvesi
    Nossa Cidade2 dias ago

    Cervejaria de Hortolândia é premiada na II Copa Sul-americana de Cerveja

    Ontem (25/04) foi um dia de celebração para Cervejaria Cosvesi, pois na cerimônia de premiação da II Copa Sul-americana de...

    Advertisement
    cinema

    Populares