Saúde & Beleza

Cerveja sem álcool tem mesmo efeito

A cerveja que muitos tomam ao fim de um dia estressante para relaxar, faz com que pensem e o álcool é a unica e exclusiva causa do relaxamento, porem isto não é de todo verdade. Cientistas descobriram que o gosto da cerveja, mesmo sem seus efeitos alcoólicos, pode ser suficiente para desencadear a liberação de dopamina e, consequentemente, provocar a sensação de prazer, em um estudo publicado na revista Neuropsychopharmacology.

Para ver como o gosto da cerveja afeta o cérebro, os pesquisadores deram a um grupo de homens, pequenas doses de cerveja, e seguida mapearam os cérebros destes homens. Depois de sentir o sabor da cerveja, os cérebros mostraram uma notável liberação de dopamina, uma substância química do cérebro associada com a experiência prazerosa de consumo de álcool ou drogas. O efeito foi ainda melhor em homens que tinham um histórico familiar de alcoolismo.

Anuncio


O estudo foi aplicado em 49 voluntários que receberam apenas a quantidade de cerveja suficiente para prová-la, mas que não contivesse álcool o bastante para provocar alterações ou intoxicação. Em outras ocasiões, os voluntários receberam uma bebida esportiva ou água, para comparação.

Um dos condutores do estudo, o neurocientista David Kareken da Escola de Medicina da Universidade de Indiana, acredita que o estudo é um passo importante para o combate do consumo excessivo de bebidas alcoólicas, ao passo que mostra que o simples sabor da bebida já provoca boas sensações sem prejudicar o organismo de diversas formas.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo