Saúde & Beleza

Colesterol alto pode levar à morte, alerta Iamspe

 O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) recebe diariamente pacientes que buscam tratamento devido a obstruções de artérias e outras doenças causadas pela má alimentação, tabagismo e falta de atividade física.

A má alimentação provoca o acúmulo de substâncias gordurosas no sangue, podendo provocar alterações como o excesso de colesterol no sangue (hipercolesterolemia), afirma Roberto Sacilotto, diretor do Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).

Anuncio


O colesterol elevado não provoca sintomas, porém se relaciona à obstrução do fluxo sanguíneo nas artérias, podendo desencadear doenças como o infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular encefálico (AVE), os quais podem levar o paciente à morte”, explica.

Essas alterações estão relacionadas ao LDL-colesterol, também conhecido como “colesterol ruim”. Já o HDL-colesterol “colesterol bom” tem efeito protetor para o sistema cardiovascular e, portanto, mais importante do que a redução dos níveis de colesterol total é manter uma boa proporção entre essas duas frações.

Além de fatores genéticos, a hipercolesterolemia se desenvolve pela adoção de hábitos pouco saudáveis como a falta de atividade física, excesso de peso, tabagismo e uma alimentação rica em gordura animal, como carnes vermelhas, leite e seus derivados, além de embutidos.  

O diagnóstico é confirmado pela dosagem de colesterol e suas frações no sangue, além dos triglicérides, outro tipo de gordura presente no sistema circulatório”, afirma o especialista.

O tratamento deve ser feito sempre sob supervisão médica e nutricional, combinado à reeducação alimentar, à atividade física regular e medicamentos, quando necessário. 

“A alimentação é baseada no consumo de peixes e aves sem pele, leite e iogurte desnatados, queijo branco, cereais, vegetais, frutas e óleos vegetais, como canola e oliva”, destaca o médico.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo