Connect with us

Saúde & Beleza

Covid longa, é importante saber

Publicado

em

unidades de saúde de Hortolândia

Desde as primeiras manifestações, o coronavírus provocou impactos sociais graves e desafios para a ciência. Durante meses de incerteza e preocupação, pesquisadores do mundo todo dedicaram-se a investigar e compreender as formas de transmissão, possibilidades de prevenção e de cura.

Com o tão esperado desenvolvimento da vacina e, posteriormente, a imunização de parte importante da população, observamos significativa redução do número de casos e mortes. Conforme o vírus pôde ser mais estudado e destrinchado, atingimos um ponto de maior tranquilidade e segurança, que pareciamos incrivelmente distante nos momentos mais críticos da pandemia.

Anuncio

Hoje, temos ainda uma série de ameaças, como das novas variantes. O que ocorre na China também é questão que intriga a comunidade científica, sendo que precisamos de mais informações para o entendimento e eventual resposta.

Outro novo problema está relacionado aos inúmeros relatos de sequelas observadas por pacientes infectados. Embora muitas pessoas se recuperem rapidamente, é cada vez mais comum receber casos em que as queixas se prolongam por semanas ou até mesmo meses.

Advertisement

Recente pesquisa brasileira, divulgada pela Rede de Pesquisa Solidária, mostra que 58,5% dos pacientes com Covid-19 continuam apresentando sintomas da doença, mesmo três meses após o quadro de infecção aguda.

Essa condição a longo prazo ficou popular com o nome de “Covid longa” e já é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde outubro de 2021. Os sinais podem incluir manifestações de novos sintomas ou a permanência daqueles que apareceram durante a infecção, podendo ocorrer tanto com indivíduos que vivenciaram um quadro grave quanto por quem teve infecção leve/assintomática.

O mesmo estudo mostra que os sintomas mais frequentes relatados são, em ordem decrescente: ansiedade, perda de memória, dor, falta de atenção, fadiga, queda de cabelo, alterações de sono, alterações de humor e dor nas articulações.

Existe uma associação mais frequente às dificuldades mentais e psicológicas, o que acaba por gerar grandes problemas na qualidade de vida dos pacientes que sofrem com a Covid longa, atrapalhando o desempenho em tarefas essenciais do dia a dia.

Advertisement

Não há, ainda, orientações específicas para o tratamento dos sintomas permanentes pós-Covid. A comunidade científica, como um todo, ainda busca compreensão das possíveis causas, além de maneiras de minimizar quadros.

Embora as conclusões sobre o assunto ainda sejam limitadas, é fato que cuidar dos pacientes com Covid longa exige uma equipe multidisciplinar e união entre profissionais de diversas áreas da saúde.

É essencial assim que busquemos nos manter sempre atualizados e informados para que, juntos, médicos, profissionais de saúde e pacientes, possamos vencer mais esse obstáculo.

Antonio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

Escorpião Escorpião
Nossa Cidade26 minutos ago

Escorpião aparece em casa no Jd. Amanda e assusta moradores: confira o que fazer em casos como este

Uma moradora do Jardim Amanda compartilhou conosco um fato ocorrido nos últimos dias. Um escorpião foi encontrado na Rua Vinícius...

fotografia fotografia
Cursos39 minutos ago

Oficinas gratuitas de fotografia beneficiam 60 jovens em Campinas

Duas escolas municipais de Campinas serão sede das oficinas de fotografia do projeto Clique Jovem, que serão realizadas gratuitamente entre...

Ciclista Ciclista
Nossa Região1 hora ago

Ciclista de 38 anos morre ao cair de ponte com altura superior a 15 metros

Na manhã de ontem (28), uma ciclista de 38 anos, que fazia um trajeto entre Cordeirópolis e Limeira, morreu após...

cachorro cachorro
Brasil1 hora ago

Projeto que protege pets em voo está parado no Congresso Nacional desde 2022

Desde 2022, um projeto de lei visa melhorar e humanizar o transporte de animais domésticos em voos nacionais e internacionais....

Operação contra balões Operação contra balões
Policial1 hora ago

Operação contra balões em Campinas: dois policiais feridos e três suspeitos presos

Ontem (28), em Campinas, foi desencadeada a Operação contra balões, intitulada “Risco Baloeiro”, onde três indivíduos foram detidos e dois...

calor e umidade baixa calor e umidade baixa
Nossa Cidade2 horas ago

Previsão do tempo mostra que calor e umidade baixa retornam à região de Hortolândia esta semana

Calor e umidade baixa, esta será a tônica desta semana, segundo a previsão do tempo para Hortolândia e região. Ou...

ações para combate de queimadas ações para combate de queimadas
Nossa Cidade24 horas ago

Hortolândia registras diversos focos de queimada neste sábado

Hortolândia enfrentou uma intensa nuvem de fumaça na noite de sábado (27), impactando significativamente a qualidade do ar. Moradores relataram...

Advertisement
cinema

Populares