Saúde & Beleza

MASSAGENS LIBERAM HORMÔNIOS DO BEM-ESTAR, FELICIDADE E PRAZER

Endorfina, ocitocina, dopamina e serotonina são hormônios responsáveis pelas sensações de relaxamento e bem-estar que afloram durante uma sessão de massagem e auxiliam nos casos de estresse, depressão e desânimo

As pessoas estão descobrindo os efeitos positivos das massagens para o corpo e a mente. As técnicas podem ser aplicadas usando óleos essenciais e velas aromáticas, cremes estimulantes e esfoliantes, entre uma série de produtos.

Anuncio


A massagem traz diversos benefícios, como o relaxamento muscular, que acaba auxiliando na eliminação de toxinas para o sistema imunológico trabalhar de forma mais eficiente. Além disso, promove a liberação de diversos hormônios, como endorfina, ocitocina, dopamina e serotonina, responsáveis por sensações de relaxamento e bem-estar. Essas substâncias auxiliam contra o estresse, a depressão e o desânimo.

A serotonina, por exemplo, é conhecida como o hormônio da felicidade e prazer e age para suprimir a irritabilidade e os desejos por sexo e comida. Pessoas com baixo teor de serotonina frequentemente têm problemas para dormir e tendem a sofrer de depressão e problemas obsessivo-compulsivos, sem mencionar o menor desejo sexual e irritabilidade total.

A oxitocina, por sua vez, diminui os níveis de cortisol (neurohormônio relacionado ao estresse), estimulando o sono. A massagem pode elevar a disponibilidade de hormônios de crescimento, que aumentam a divisão celular e está envolvida na restauração, regeneração e recuperação de tecidos.

As pessoas no Brasil têm procurado cada vez mais massagistas e clínicas de massagens para procederem a uma terapia relaxante. Portais como o site Guia de Massagem, facilitam essa busca oferecendo dicas e filtrando por regiões do país e especialidades, a localização de serviços como massagistas em São Paulo, por exemplo. O mercado tem diversos tipos:

Sueca. Usa movimentos suaves, longos e circulares profundos, vibração e batidas, que ajudam a relaxar e energizar o corpo do praticante.

Profunda. Utiliza movimentos mais lentos e fortes para atingir as camadas mais profundas do músculo e do tecido conjuntivo, geralmente para ajudar a curar danos musculares causados ​​por lesões.

Ponto gatilho. Concentra-se em áreas de fibras musculares rígidas, que podem se formar nos músculos após lesões ou uso por excessivo.

Bambuterapia: Usa bambus de diferentes tamanhos. Também apresenta benefícios estéticos, porque reduz medidas por meio estimular uma espécie de drenagem linfática. 

Velas quentes: É realizada com a aplicação de cera derretida, entre 38°C e 39°C, diretamente sobre a pele. A técnica relaxa e ajuda a reduzir o estresse.

Pedras quentes: O calor das pedras percorre a musculatura, esquentando e causando uma sensação de relaxamento, aliviando as tensões e os sintomas da hiperatividade. 

Reflexologia: Utiliza pequenas pressões nas zonas das mãos ou dos pés, para estimular ou desbloquear energias dos órgãos internos.

Tântrica: Técnica milenar, ela foidesenvolvida para redistribuir as energias sexuais do corpo, expandindo a sensibilidade e proporcionando vivências mais intensas.

O massagista promove manobras sutis com os dedos, estimulando os canais sensoriais de todo o corpo. O objetivo é despertar a bioeletricidade e a sensorialidade e distribuir a energia equanimemente.

A massagem tântrica é uma forma das pessoas se autoconhecerem, ter uma vida sexual mais saudável.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo