Connect with us

Saúde & Beleza

Síndrome de Burnout: veja como surge a epidemia invisível no ambiente de trabalho brasileiro

Publicado

em

Burnout

A saúde mental vem sendo discutida cada vez mais, especialmente por conta de uma rotina de trabalho que exige o máximo. Assim, torna-se importante prestarmos atenção na saúde mental do trabalhador e o Setembro Amarelo veio para nos lembrar disso. Uma pesquisa realizada pela USP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), em 2021 mostra que um em cada quatro brasileiros sofre com a Síndrome de Burnout. Isso ocorre porque, de acordo com o relatório organizado pelo International Stress Management Association (Isma-BR) no mesmo ano, o Brasil é o segundo país que mais sofre com a doença, ficando atrás apenas do Japão.
 

Segundo Sideli Biazzi, professora do curso de Psicologia do UNASP, o Burnout se inicia com o estresse, que é “uma reação do organismo, com componentes físicos e/ou psicológicos, que ocorrem quando a pessoa se confronta com uma situação. Essa situação pode ser que algo que a irrite, amedronte, excite ou confunda, ou mesmo que a faça imensamente feliz”.
 

Anuncio

Os agentes ou fatores estressores são as causas desencadeantes da excitação do organismo, ou seja, os eventos geradores de um estado de tensão, de natureza física, mental ou emocional, e podem ser classificados como estressores externos ou internos. “O estresse pode ocorrer em diferentes níveis, de uma forma mais transitória ou grave; no último caso, resulta em consequências que irão afetar a saúde do indivíduo. Uma das reações crônicas ou extremas ao estresse é o burnout”, explica Sideli.
 

Burnout é o estresse no trabalho, um termo da língua inglesa que significa queimar-se ou destruir-se pelo fogo. “Provavelmente, a situação profissional que mais implique em problemas de saúde ao trabalhador e, em termos relativos, resulte em maiores taxas de depressão e até em suicídio é a síndrome do burnout”, adiciona a coordenadora.
 

Advertisement

Caracterizado por sentimentos de exaustão emocional, desapego ao trabalho e falta de realização pessoal, pode fazer com que surjam sintomas físicos como dores no corpo. “Nossos estressores, de modo geral, não requerem mais uma reação de luta física; atualmente, nossa luta é mais sutil”, acrescenta Sideli.
 

As mulheres são mais vulneráveis ao adoecimento, já que o avanço da participação das mesmas no mercado de trabalho não resultou em significativa divisão de responsabilidades no espaço doméstico; assim, enfrentam maior stress no desempenho de seu papel familiar do que os homens. Assim, o estresse no trabalho pode afetar também a vida pessoal e vice-versa, aumentando ainda mais a crise.
 

Os principais meios para prevenir o Burnout estão divididos em pilares:

  • O autocuidado com o corpo

É necessário ter uma alimentação saudável, manter uma rotina para maior qualidade do sono, beber água e realizar atividades físicas e de respiração.

  • Reestruturação cognitiva

Avaliar quais são as suas crenças e a qual a interpretação que tira do mundo e procurar atendimento especializado, além de fazer a própria gestão do tempo de trabalho.

  • O gestor deve proporcionar um ambiente de trabalho saudável.

Isso pode ser feito por meio de rodas de conversa, programas de esclarecimento de transtornos para que o colaborador saiba identificar os sintomas.
 

A Síndrome do Burnout costuma não ser percebida logo no início e ser confundida com depressão e ansiedade. “É importante prestar atenção e ouvir o seu próprio corpo. Por isso, os pilares estão interligados. Portanto, não negligencie a sua saúde por conta do trabalho, já que tudo em excesso faz mal”, finaliza Sideli.

Advertisement

Sobre o UNASP
 

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) é uma instituição educacional com 108 anos, oferecendo ensino de qualidade da educação básica ao ensino superior (graduação, pós-graduação, MBA e mestrado) e educação à distância. Conta também com um centro cultural e artístico, experiência internacional como intercâmbios e missões, esportes, entre outros. Com o ensino voltado ao contexto dos valores bíblicos, tem três campi pelo estado de São Paulo, sendo que um na capital, outro em Engenheiro Coelho e também em Hortolândia. Para mais informações, acesse aqui.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

Jornada de Capacitação Empreendedora Jornada de Capacitação Empreendedora
Cursos43 minutos ago

Inscrições e aulas gratuitas para Jornada de Capacitação Empreendedora em Hortolândia: aulas de marketing, finanças e muito mais

Oportunidade para empreendedores de Hortolândia! O Fundo Social de Solidariedade, em colaboração com o SEBRAE, está promovendo uma Jornada de...

Escorpião Escorpião
Nossa Cidade2 horas ago

Escorpião aparece em casa no Jd. Amanda e assusta moradores: confira o que fazer em casos como este

Uma moradora do Jardim Amanda compartilhou conosco um fato ocorrido nos últimos dias. Um escorpião foi encontrado na Rua Vinícius...

fotografia fotografia
Cursos2 horas ago

Oficinas gratuitas de fotografia beneficiam 60 jovens em Campinas

Duas escolas municipais de Campinas serão sede das oficinas de fotografia do projeto Clique Jovem, que serão realizadas gratuitamente entre...

Ciclista Ciclista
Nossa Região2 horas ago

Ciclista de 38 anos morre ao cair de ponte com altura superior a 15 metros

Na manhã de ontem (28), uma ciclista de 38 anos, que fazia um trajeto entre Cordeirópolis e Limeira, morreu após...

cachorro cachorro
Brasil2 horas ago

Projeto que protege pets em voo está parado no Congresso Nacional desde 2022

Desde 2022, um projeto de lei visa melhorar e humanizar o transporte de animais domésticos em voos nacionais e internacionais....

Operação contra balões Operação contra balões
Policial3 horas ago

Operação contra balões em Campinas: dois policiais feridos e três suspeitos presos

Ontem (28), em Campinas, foi desencadeada a Operação contra balões, intitulada “Risco Baloeiro”, onde três indivíduos foram detidos e dois...

calor e umidade baixa calor e umidade baixa
Nossa Cidade3 horas ago

Previsão do tempo mostra que calor e umidade baixa retornam à região de Hortolândia esta semana

Calor e umidade baixa, esta será a tônica desta semana, segundo a previsão do tempo para Hortolândia e região. Ou...

Advertisement
cinema

Populares