Connect with us

Saúde & Beleza

Um em cada quatro brasileiros tem pressão alta

A cada dois minutos morre um brasileiro vítima de doença cardíaca. Os problemas do coração já são responsáveis por mais de 300 mil mortes ao ano no país, representando 30% do total. Além de dramática, esta estatística  inclui um dado ainda mais preocupante: as chamadas cardiopatias ocorrem em pessoas cada vez mais jovens: em uma década, dobraram os casos em jovens de 20 a 40 anos de idade.

Anuncio

“As doenças do coração matam duas vezes mais que o câncer”, acrescenta o dr. Celso Amodeo, especialista do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, de São Paulo. Amodeo foi o coordenador do Simpósio Internacional “Modern Management of Cardiovascular Disease”, realizado em São Paulo, de 18 a 20 de maio de 2017, com promoção da Fundação Internacional Menarini, da Itália. “Essa realidade é global. Um terço das mortes no mundo está relacionado às doenças do coração”, destaca Álvaro Avezum, diretor de pesquisas da mesma instituição.

Pressão arterial alta (hipertensão), excesso de gordura abdominal, colesterol ruim (LDL) elevado e tabagismo são reconhecidos pela comunidade médica global como os principais responsáveis pelo preocupante aumento das doenças cardiovasculares em todas as partes do planeta.

“Esses problemas da vida moderna são combatidos com medidas básicas, acessíveis a todas as pessoas, porém muitas vezes não levadas a sério, como alimentação saudável, práticas esportivas e controle do peso”, explica o dr. Alberto Zanchetti, da Itália, um dos maiores especialistas do mundo em hipertensão, que também participou do Simpósio, em São Paulo, organizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sociedade Paulista de Cardiologia e St. George Hospital, de Londres.

Advertisement

Segundo dados do Vigitel, programa do Ministério da Saúde, a hipertensão aumentou 14,2% na última década e já atinge 25,7% da população brasileira. Também há, no país, 18,9% de obesos – cerca de 42 milhões de pessoas. De acordo com o levantamento oficial, a obesidade no Brasil duplica em pessoas a partir dos 25 anos de idade, explica o dr. José Francisco Kerr Saraiva, da Unicamp.

Há iniciativas no Brasil e em várias partes do mundo para incentivar a melhoria da qualidade de vida e, assim, contribuir para reduzir os dramáticos índices de aumento das doenças cardíacas. Programa da World Heart Federation, por exemplo, busca a redução de 25% em problemas do coração até 2025, a partir da redução em 25%  dos níveis de hipertensão, queda de 30% do tabagismo, menos 10% de ingestão de álcool e menos 30% de sal. “A educação é chave para atingir esses objetivos”, insiste o dr. Álvaro Vezum.

Os desafios, porém, são grandes, analisa o dr. Weimar Sebba Barroso, da Universidade Federal de Goiás, também palestrante no Simpósio Internacional “Modern Management of Cardiovascular Disease”. Barroso cita a expectativa de envelhecimento da população para reforçar a importância de cuidar bem do coração desde a infância. “Até 2030, cerca de 20% da população brasileira terá mais de 65 anos de idade. Potencialmente, são mais 27 milhões de hipertensos e mais 4 milhões de possíveis ataques do coração. Quanto mais velhos, mais riscos temos de doenças do coração devido ao envelhecimento vascular”, afirma o especialista goiano.

Nesse cenário, o combate ao colesterol ruim (LDL) elevado é chave para o controle das doenças cardíacas. “Ele precisa ser tratado com seriedade”, reforça o dr. Marcelo Bertolammi, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Entre as armas disponíveis pela medicina, as estatinas têm sido usadas com eficácia nesse controle. A pitavastatina, aliás, é a mais recente estatina a chegar ao mercado brasileiro. Segura, reduz em até 45% os níveis de LDL, não apresenta efeitos negativos em pacientes com diabetes e se mostra eficaz em pacientes com HDL baixo.

Advertisement

“Explosão do diabetes” – O diabetes também mereceu atenção especial nas discussões dos mais de 300 cardiologistas brasileiros e da América do Sul participantes do simpósio. O dr. José Francisco Kerr Saraiva destaca a importância da doença e, o mais preocupante, seu crescimento em ritmo acelerado.

Segundo o especialista da Unicamp, o diabetes já causa 250 mil mortes por ano na América do Sul. Além disso, 52% das mortes por diabetes estão associadas a doenças cardíacas. “O diabetes aumenta em até 4 vezes o risco de morte de quem tem cardiopatias”, complementa o dr. J.C. Kaski, do St. George Hospital, de Londres.

O aumento desenfreado do diabetes é comprovado pelo Vigitel, do Ministério da Saúde. Na última década, a prevalência da doença cresceu nada menos do que 61,8%, dobrando de percentual em pessoas a partir dos 45 anos de idade – tanto homens quanto mulheres.

Especialistas de nove países presentes – O Simpósio Internacional “Modern Management of Cardiovascular Disease”, da Fundação Internacional Menarini, contou com mais de 300 médicos, de diferentes nacionalidades. Destaque a renomados especialistas do Brasil, Inglaterra, Itália, França, Alemanha, Noruega, Austrália, Lituânia e Argentina.

Advertisement

“Eventos como esse representam uma fundamental ferramenta de atualização dos novos conceitos de prevenção das doenças do coração. Isso é extremamente positivo para o combate a essas enfermidades, que representam uma em cada três das mortes no país”, afirma S.C. Capelli, Vice-presidente Comercial da Biolab Farmacêutica, presente no evento.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Saúde & Beleza

ADP aponta três dicas para empresas combaterem burnout

stress

Um ambiente cada vez mais intenso e volátil, associado a fatores como excesso de trabalho, ambiente organizacional desfavorável, problemas de relacionamento com líderes e/ou colegas, entre outros tem mostrado um número crescente de trabalhadores reportando estresse prolongado, sentimento de exaustão, baixo nível de energia e menor eficiência no trabalho ao redor do mundo. No entanto, é importante lembrar que quando pautamos sobre Burnout, estamos ressaltando esses sintomas manifestados de forma crônica.    

Além dos impactos na saúde mental e física do trabalhador, o Burnout implica no aumento no absenteísmo, na sinistralidade do seguro saúde, na redução da produtividade, entre outros fatores que trazem custos adicionais às organizações, sejam de forma direta ou indireta.

Anuncio

Tal cenário tem demandado das empresas medidas concretas para reduzir o risco de esgotamento entre a força de trabalho e criar um ambiente saudável. Mariane Guerra, vice-presidente de Recursos Humanos da ADP (líder global em soluções de gerenciamento de folha de pagamento e gestão de capital humano) para a América Latina, aponta três dicas para a prevenção do esgotamento mental e físico dos colaboradores:

  • Incentivar o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal: uma das principais causas do estresse prolongado é a falta de equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. Assim, é crítico que empregadores incentivem as pessoas a realizarem pausas regulares, utilizarem o período de férias e concluírem seu trabalho dentro do horário estabelecido. Mais que tudo, é fundamental respeitar o direito do trabalhador de se desconectar de mensagens, e-mails e chats depois do horário de trabalho. Um dado preocupante observado no estudo People at Work do Instituto de Pesquisa da ADP em 2023 é que apenas 18% dos trabalhadores dizem que seus empregadores respeitam seu direito a se desconectar. 
  • Fornecer suporte para o bem-estar mental e emocional: o bem-estar mental e o emocional são tão importantes quanto o físico. É importantíssimo disponibilizar recursos e apoio para todos os trabalhadores e trabalhadoras de maneira geral, e não somente para aqueles que estão lidando com algum pico de estresse, ansiedade ou outros tipos de desordens mentais ou emocionais. A prevenção é fundamental para garantir uma força de trabalho saudável de forma sustentável. Além dos benefícios tradicionais, como por exemplo o Seguro Saúde, um grande aliado no combate ao Burnout é o programa de assistência ao trabalhador (EAP), que oferece não só assistência psicológica, mas também assistência jurídica, serviços de aconselhamento financeiro, entre outros. Isso porque, com muita frequência, distúrbios mentais são multifatoriais. Com isso, é fundamental oferecer suporte nas diversas áreas que podem afetar a vida das pessoas.
  • Criar uma cultura de trabalho inclusiva: uma cultura de trabalho que ofereça segurança psicológica e permita que as pessoas sejam elas próprias, pode contribuir significativamente para promover o bem-estar nas organizações. Para isso, é importante fomentar um ambiente de confiança, respeito e inclusão. Segundo a pesquisa “Global Workforce View” de 2022 da ADP Research Institute, as pessoas que amam seu trabalho e sentem-se ótimos em fazê-lo são 2,4 vezes mais propensas a apresentar baixos níveis de estresse.

Sobre a ADP (Nasdaq-ADP)A companhia oferece produtos de ponta, serviços de alta qualidade e experiências excepcionais para que as pessoas alcancem o máximo potencial no trabalho. Os serviços e produtos da empresa para RH, talento, benefícios, folha de pagamento e compliance são baseados em dados, mas desenhados para pessoas.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Saúde & Beleza

Conheça a febre oropouche: doença viral com aumento significativo de casos no Brasil

febre oropouche

Você conhece a febre oropouche? Pois saiba que há um aumento expressivo de casos desta doença viral no Brasil. Ela é transmitida, principalmente, pela picada de um mosquito conhecido como maruim ou mosquito-pólvora (Culicoides paraensis é seu nome científico).

Os dados revelam, segundo o Ministério da Saúde, que em 2023 foram 832 casos, contra 3.354 registros nas quinze primeiras semanas de 2024.

Números da febre oropouche

Anuncio

O número de casos da febre oropouche pode ser visto abaixo:

  • Amazonas (2.538 casos),
  • Rondônia (574 casos),
  • Acre (108 casos),
  • Bahia (31 casos),
  • Pará (29 casos),
  • Roraima (18 casos),
  • Mato Grosso (11),
  • São Paulo (7) e,
  • Rio de Janeiro (6).

Uma das razões apontadas pelo Ministério da Saúde para esse aumento é a descentralização do diagnóstico laboratorial para detecção do vírus nos estados da região amazônica, onde a febre oropouche é considerada endêmica.

No entanto, a situação é mais complexa, uma vez que muitas regiões do Brasil não têm disponibilidade de exames, sugerindo que o número real de casos pode ser ainda maior do que os registros oficiais.

Advertisement

O que é a a doença?

Detectado no Brasil na década de 1960 a partir de amostras de sangue de um bicho-preguiça capturado durante a construção da rodovia Belém-Brasília. A partir disso, ela tem se tornado um preocupante vilão da saúde pública, exigindo medidas de controle e prevenção, como o combate ao vetor transmissor e a conscientização da população sobre os sintomas e medidas de proteção.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Saúde & Beleza

10 dicas para proteger crianças contra infecções + dica bônus

dicas para proteger crianças contra infecções

Aqui, mostraremos 10 dicas para proteger crianças contra infecções. Isso tem se tornado uma preocupação constante para pais e cuidadores, especialmente durante os períodos de maior incidência de doenças respiratórias, como gripes e resfriados. Contudo, tome os cuidados listados abaixo e, se verificar sintomas mais constantes, procure ajuda médica.

10 dicas para proteger crianças contra infecções

Vacinação:

A vacinação é fundamental para crianças, jovens e adultos, independentemente do que muitos digam por aí. Certifique-se de que as crianças recebam todas as vacinas recomendadas, incluindo as vacinas contra gripe e outras doenças respiratórias, de acordo com o calendário de vacinação.

Higiene das mãos:

Anuncio

Ensine as crianças a lavar as mãos regularmente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, especialmente antes de comer, depois de usar o banheiro e ao chegar em casa.

Cobrir a boca e o nariz:

Instrua as crianças a cobrir a boca e o nariz com um lenço de papel ao tossir ou espirrar e a jogar o lenço no lixo imediatamente após o uso. Se não houver lenço disponível, ensine-as a tossir ou espirrar no cotovelo, em vez das mãos.

Advertisement

Evitar contato próximo com pessoas doentes:

Oriente as crianças a evitar o contato próximo com pessoas que estão doentes, incluindo evitar compartilhar objetos pessoais, como talheres e copos.

Limpeza e desinfecção:

Mantenha superfícies e objetos frequentemente tocados limpos e desinfetados regularmente, especialmente em áreas de uso compartilhado, como banheiros e cozinhas.

Evitar multidões:

Evite levar as crianças a locais lotados ou eventos onde haja muitas pessoas, especialmente durante surtos de doenças respiratórias. Tudo isso para que o sistema imunológico mantenha-se equilibrado.

Promover um estilo de vida saudável:

Incentive as crianças a manterem um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta equilibrada, exercícios regulares, sono adequado e redução do estresse.

Advertisement

Mantenha as crianças em casa quando estiverem doentes:

Se uma criança estiver doente, é importante mantê-la em casa para evitar a propagação da doença para outras pessoas.

Ventilação adequada:

Mantenha os ambientes internos bem ventilados, abrindo janelas e portas sempre que possível para permitir a circulação de ar fresco. Essa ‘troca de ar’ ao longo do dia, é fundamental não só para crianças, mas também para adultos.

Consulta médica:

Em caso de sintomas de infecções respiratórias, como febre, tosse, coriza ou dificuldade para respirar, consulte um médico imediatamente para avaliação e tratamento adequados.

Dica Bônus:

Oferecer exclusivamente leite materno nos primeiros 6 meses de vida e complementá-lo com alimentos saudáveis até os 2 anos é altamente recomendado, pois o leite materno contém anticorpos fornecidos pela mãe. Esses anticorpos ajudam a aumentar a proteção contra infecções comuns no outono/inverno e outras doenças.

Advertisement

    COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
    Compartilhar no Facebook

    Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
    Continue Reading

    Noticias

    Cantor do Grupo Molejo Cantor do Grupo Molejo
    Brasil2 horas ago

    Cantor do Grupo Molejo morre após luta contra o câncer

    Anderson Leonardo, cantor do grupo Molejo, faleceu hoje (26), aos 51 anos de idade. Ele lutava contra um câncer na...

    cosvesi cosvesi
    Nossa Cidade2 horas ago

    Cervejaria de Hortolândia é premiada na II Copa Sul-americana de Cerveja

    Ontem (25/04) foi um dia de celebração para Cervejaria Cosvesi, pois na cerimônia de premiação da II Copa Sul-americana de...

    Rodadas decisivas Rodadas decisivas
    Esportes3 horas ago

    Rodadas decisivas do futebol amador de Hortolândia: confira os confrontos

    Neste sábado (27), o Campeonato de Futebol Amador de Hortolândia terá rodadas decisivas, especialmente pela categoria Supermaster. Os jogos das...

    Feira de adoção de filhotes de cães e gatos Feira de adoção de filhotes de cães e gatos
    Nossa Região4 horas ago

    Feira de adoção de filhotes de cães e gatos acontece amanhã (27), em Sumaré

    No próximo sábado (27), Sumaré receberá a Feira de adoção de filhotes de cães e gatos, oferecendo uma oportunidade única...

    engasgado com pedaço de pão engasgado com pedaço de pão
    Nossa Região9 horas ago

    Menino de 7 anos morre engasgado com pedaço de pão em escola de Mogi Guaçu

    Uma tragédia abalou a cidade de Mogi Guaçu ontem (25), quando houve a confirmação da morte do menino de 7...

    curso gratuito curso gratuito
    Cursos10 horas ago

    Curso gratuito para se preparar para o Concurso da Caixa: confira

    Que tal fazer um Curso gratuito para se preparar para o concurso da Caixa Econômica Federal, que chegará em breve?...

    terreno abandonado terreno abandonado
    Policial10 horas ago

    Homem tenta agarrar e arrastar mulher para terreno abandonado, mas é preso pela polícia em Sumaré

    Na manhã de ontem (25), uma equipe policial de Sumaré seguiu até o bairro Santa Terezinha, após uma mulher relatar...

    Advertisement
    cinema

    Populares