O programa de Parques Lineares da Prefeitura de Campinas foi apresentado como uma experiência de planejamento de espaços públicos durante a Expo Lazer 2026, realizada de 11 a 14 de agosto no Distrito Anhembi, em São Paulo. O evento reuniu prefeituras, empresas e profissionais ligados ao setor de áreas de lazer.
Campinas foi representada pela secretária-adjunta da Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcela Pupin, que destacou a experiência da cidade na palestra “Espaços de lazer para ruas, praças e parques”, na sexta-feira, 14 de agosto.
A apresentação ressaltou como a Prefeitura vem planejando parques lineares que ultrapassam a preservação ambiental, integrando natureza, lazer e paisagem urbana para criar locais de convivência destinados a caminhadas, atividades físicas, recreação e contato com áreas verdes.
Segundo Marcela Pupin, a participação da cidade no evento tradicional de lazer teve como objetivo discutir a ampliação e a qualificação dos espaços públicos aproveitando as características naturais do território.
Os parques lineares fazem parte da estratégia municipal para expandir a infraestrutura verde. Eles aproveitam áreas ao longo de córregos e cursos d’água para unir a preservação ambiental ao uso público.
Marcela destacou a importância da integração entre espaços naturais e o ambiente urbano, ressaltando que esses parques são pensados como áreas de encontro que aproximam moradores da natureza, promovendo uma cidade mais sustentável e resiliente frente aos desafios climáticos. O planejamento considera as características regionais para criar uma rede conectada de áreas verdes incorporada ao cotidiano da população.
De acordo com o Plano Municipal do Verde, Campinas prevê a implantação de 49 trechos de parques lineares. Atualmente, seis estão na fase final de elaboração dos projetos básicos, com áreas que variam entre 53 mil e 167 mil metros quadrados. Entre eles estão os parques lineares do Córrego Proença, Córrego Oriente, Ribeirão das Pedras (trecho 3), Córrego Areia Branca, Córrego Ipaussurama (trecho 1) e Córrego Boa Vista (trecho 2).
São espaços verdes planejados ao longo de córregos e cursos d’água que integram preservação ambiental e uso público para lazer e convívio.
Ampliar e qualificar os espaços públicos, criando áreas que aproximem moradores da natureza e promovam sustentabilidade urbana.
O Plano Municipal do Verde prevê a implantação de 49 trechos de parques lineares no município.
A secretária-adjunta da Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcela Pupin, representou a Prefeitura de Campinas.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!