Até agosto de 2026, a fiscalização integrada em Campinas realizou 15,4 mil testes de bafômetros passivos para combater o consumo de álcool no trânsito. As operações, conduzidas pela Emdec em parceria com a Polícia Militar e a Guarda Municipal, somaram 156 blitze e 21 Operações pela Vida, além de apoio a três Operações Direção Segura Integradas com o Detran-SP.
Foram testados 10,6 mil condutores de automóveis, cerca de 4,7 mil motociclistas e 55 condutores de outros veículos. O trabalho resultou em 452 autuações, sendo 15 por direção sob influência de álcool e 437 por recusa ao teste do bafômetro ativo, usada para confirmação da concentração alcoólica exata.
Tanto a recusa quanto a condução sob efeito de álcool são infrações gravíssimas com multa de R$ 2.934,70, recolhimento e suspensão da habilitação por 12 meses. Caso a concentração seja igual ou superior a 0,34 mg/L, o condutor pode responder por crime de trânsito, incluindo detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição para obtenção da habilitação.
Nas operações em 2026, foram registradas mais de 5,7 mil infrações diversas que representam riscos no trânsito, lideradas por irregularidades no licenciamento, com 784 casos (13,7%), seguidas por escapamentos defeituosos, principalmente em motocicletas, com 610 infrações (10,6%). A recusa ao teste com bafômetro ocupa a terceira posição, correspondendo a 7,6% das infrações aplicadas.
Motociclistas representam quase 54% das autuações, número preocupante diante das 18 mortes de motociclistas em vias urbanas registradas até o momento, correspondendo a 69% do total de óbitos no trânsito. Os veículos removidos ao pátio somam mais de mil unidades, entre motos e automóveis envolvidos em irregularidades graves.
As infrações identificadas indicam comportamentos que aumentam o risco de acidentes e mortes. O gerente de Fiscalização e Operação de Trânsito, Fábio da Matta, destacou que, além da desobediência à legislação, muitos riscos decorrem do descuido, como no caso dos escapamentos barulhentos que podem causar danos auditivos e prejudicar grupos vulneráveis.
As ações de fiscalização também visam conscientizar sobre a importância do uso do cinto, da habilitação e de pneus em boas condições para evitar tragédias no trânsito.
Foram realizados 15,4 mil testes de bafômetros passivos, incluindo condutores de automóveis, motocicletas e outros veículos.
A recusa ao teste é infração gravíssima, com multa de R$ 2.934,70, recolhimento e suspensão da habilitação por 12 meses.
Licenciamento irregular, escapamento defeituoso, recusa ao bafômetro, pneus em mau estado e falta de cinto de segurança estão entre as mais frequentes.
O álcool na direção foi associado a 21 mortes em 2025 e 3 em 2026 em vias urbanas da cidade.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!