Indulto de Natal: condenados pelo 8 de janeiro devem ficar de fora, confira:

Nesta terça-feira (19), o Ministério da Justiça e Segurança Pública aguarda a apresentação da proposta de texto para o indulto natalino, marcando o primeiro do governo Lula. Elaborado pelo Conselho Nacional de Políticas Penais (CNPCP), órgão consultivo da pasta, o documento visa conceder o indulto de Natal a indivíduos condenados cumprindo pena em presídios, com ênfase em considerações humanitárias.

Saiba mais

O indulto histórico exclui, tradicionalmente, condenados por crimes hediondos. A proposta em análise proíbe explicitamente o indulto para membros de facções com cargos hierárquicos, bem como para condenados por crimes que incluem violência contra o estado democrático de direito, mulheres, preconceito racial, condições análogas à escravidão, genocídio, tortura, terrorismo, crimes ambientais (uma inovação no indulto) e contra a administração pública.

Saiba mais

O próximo passo será a análise do texto pelo presidente Lula, que terá a responsabilidade de editar um decreto definindo quem será beneficiado pelo indulto. Vale ressaltar que, em 2022, Jair Bolsonaro (PL) concedeu indulto a policiais e militares, incluindo os condenados pelo Massacre do Carandiru em 1992.

Saiba mais

O CNPCP, composto por indicados do atual governo e também do governo anterior de Jair Bolsonaro, avalia que a proposta deste ano reflete os valores defendidos pelo governo federal, introduzindo inovações em relação aos indultos de natais anteriores.

Saiba mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Hortolândia